The Developers Conference 2013


Bom, semana passado aconteceu o TDC 2013 (The Developers Conference) em Florianópolis, por agito dos amigos, acabei me inscrevendo e indo também! O evento possui diversas áreas e você pode escolher um tema para assistir por dia. Eu escolhi as seguintes trilhas:

Management 3.0 (área de gestão de pessoas)
Marketig Digital (área de marketing na internet)
Agile (área de gestão de projetos ágeis)

REVIEW DO EVENTO: Na sexta pensamos que íamos chegar atrasados, mas somente no sábado descobrimos que as palestras só começam depois das 10h! De manhã teve bolachinhas, sucos, café e até frutas 😉

Isso foi ótimo devido ao trânsito caótico de Florianópolis. O hotel que escolhi era maravilhoso! De frente pro mar e tudo! Não tirei muitas fotos aliás, o evento não tinha wi-fi (é isso mesmo, um evento de TECNOLOGIA sem wireless  no comments) ou seja, minha 3G sugou a bateria tooooda do meu celular =(  Se eu soubesse disso, teria levado minha câmera digital claro…

No momento da inscrição todo mundo ganhou tickets para um Subway + refri por dia, que ia ser distribuído ali mesmo, apesar de frio o lanche achei ótima a ideia, pois o lugar não é nenhum pouco localizado (nos Ingleses) e não ia ter como sair pra almoçar e voltar a tempo pras palestras.

O audio das salas estavam ruins, a sala de Marketing era minúscula, a porta não fechava, e em cima era aberto passava todo o som… Na sala de Management quase morri de tanto frio, e no último dia a sala que fiquei era quente… cada sala era totalmente imprevisível que a outra… Aconteceram vários problemas com microfones baixos, e que duplicavam a voz também, pois os equipamentos de som não eram bons. O evento em si não tinha muitos stands, achei legal que tinha empresas presentes em busca de talentos! Quando eu precisei de programadores para meus projetos eu nunca tinha pensado em recrutá-los em eventos!

REVIEW DAS TRILHAS: Pra não falarem que eu só critico, gente eu AMEI a trilha de Management 3.0! Cheia de profissionais fantásticos, valeu cada centavo gasto nessa trilha. No meu trabalho também somos 3.0 até por que meus chefes tem 18 anos! E é maravilhoso ver que funciona bem em outras empresas também! A ideologia da gestão 3.0 é mostrar que equipes podem sim ser independentes, tomar suas próprias decisões sem ter um gerente chato em cima toda hora com cobranças desnecessárias em que perde-se tempo em ambas as partes!

Inclusive 1/3 das reuniões são totalmente dispensáveis, e eu concordo, quando trabalhei na Seara Alimentos, que chegava a ter reunião para fazer a reunião, desde minha época de estagiária achava isso absurdo. Defendo a idéia de que as reuniões tem que acontecerem sim, mas sem freqüências exageradas, sem tempos exagerados.  Meia hora 2x por semana ou uma hora 1x por semana pra mim já é suficiente.

A trilha de Marketing Digital, um palestrante deu uma ideia totalmente inovadora de como conquistar clientes! Pretendo dar inicio mês que vem a este projeto, e assim que estiver ON vou divulgar aqui! As outras palestras não superaram muito minhas expectativas pois eu (e o resto da turma) já tínhamos conhecimento com o marketing do Facebook.

O último dia foi a trilha de Agile… não gostei muito, pois focaram na visão dos programadores, como que se na palestra só tivessem desenvolvedores, e nós gerentes ficamos lá, meio de lado. Acabei fugindo pra Trilha de Empreendedorismo, mas também estava focada nos programadores que desenvolvem aplicativos e como ganhar dinheiro. Mas teve uma trilha de Agile que foi boa, aliás bem técnica até, sobre os relatórios de desempenho. Acho que ao lado de cada tema poderia ter entre parênteses o público-alvo da palestra 😉

A MELHOR PARTE:

ana-768x1024

Localização nota 6.0
Alimentação nota 7.0
Infra-estrutura nota 5.0
Palestras de Marketing nota 7.0
Palestras de Management nota 9.0
Palestras de Agile nota 6.0
Chopp do Stand da ORACLE nota 10.0  !!! 😉

Deixe uma resposta