Calibre a bateria seu notebook para obter um melhor desempenho


A bateria contém um microprocessador interno que fornece uma estimativa do nível de energia na bateria à medida que esta carrega e descarrega. A bateria precisa de ser recalibrada em intervalos periódicos de modo a apresentar com precisão o tempo da bateria e a percentagem de energia no ecrã e a manter o funcionamento da bateria na sua máxima eficiência. Este procedimento deve ser efectuado aquando da primeira utilização do computador e, posteriormente, em intervalos de alguns meses. Se costuma deixar o portátil Apple ligado a uma fonte de alimentação CA e raramente utiliza a alimentação da bateria, é aconselhável realizar este processo uma vez por mês.

Portáteis com baterias incorporadas

As baterias actuais para computadores portáteis Apple são pré-calibradas e não requerem o procedimento de calibração descrito neste artigo. Mas comigo funciona e eu recomendo!

– Ligue o transformador e carregue completamente a bateria do PowerBook até o LED do transformador mudar para verde e até o indicador na barra de ferramentas exibido no ecrã assinalar que a bateria está completamente carregada.
– Deixe a bateria completamente carregada repousar durante, pelo menos, duas horas. Poderá utilizar o computador nessa altura, desde que o transformador esteja ligado.
– Remova o transformador com o computador ainda ligado e comece a trabalhar com a carga da bateria. Poderá utilizar o computador nessa altura. Quando a bateria ficar fraca, será apresentada no ecrã a caixa de diálogo de aviso de bateria fraca.
– Nesse momento, guarde o seu trabalho.  Continue a utilizar o computador. Quando a carga da bateria ficar muito fraca, o computador entrará automaticamente no modo de pausa.
– Desligue o computador ou deixe-o em pausa durante pelo menos cinco horas.
– Ligue o transformador e deixe-o ligado até a bateria voltar a ficar completamente carregada.

Sugestão: quando a bateria ficar “vazia”, o computador é forçado a entrar no modo de pausa. A bateria mantém uma reserva de energia para além do ponto em que fica “vazia” de modo a manter o computador em pausa durante algum tempo. Quando a bateria ficar completamente descarregada, o computador é forçado a encerrar. Nessa altura, graças à função de pausa segura incluída nos computadores PowerBook G4 (15 polegadas, SD de dupla camada), os conteúdos da memória do computador são guardados no disco rígido. Quando a energia é reposta, o computador regressa ao estado de pré-pausa utilizando a imagem de pausa segura guardada no disco rígido.

Fonte: http://support.apple.com

Deixe uma resposta