Como se tornar um Certified Scrum Master – CSM


No último mês, tirei dois dias para realizar a Certificação CSM da Scrum Alliance em Curitiba.

A certificação Scrum Master (CSM) é a mais antiga da Scrum Alliance, e como pré requisito é necessário realizar um treinamento de 2 dias que em média fica no valor de R$ 2.000,00. O voucher da prova já está incluso no valor do curso.

Como ainda é pouco difundido, o treinamento acontece nas principais capitais e geralmente a cada 6 meses, dependendo da região. O instrutor deve ser certificado para realizar este tipo de treinamento.

O legal do curso é que além de realizarem diversas dinâmicas, todos nós compartilhamos desafios e experiência do dia a dia. Os instrutores também estão sempre atualizados, como por exemplo quando citaram que o Scrum está cada vez mais enxuto, passando a considerar como opcionais ferramentas que antes eram consideradas obrigatórias (ex.: brurn down charts, etc).

Depois do curso em até 2 semanas, você recebe um link da Scrum Alliance para se cadastrar e fazer a prova, que fica disponível por 3 meses. A certificação tem validade de 2 anos, podendo ser renovada quantas vezes quiser, ou evoluir para uma certificação seguinte.

Para finalizar, existe outro tipo de certificação da mesma categoria, que é o Professional Scrum Master (PSM), da Scrum Org, que por sua vez, custa $ 100,00 dólares podendo realizar sem a necessidade do curso. Mas para quem nunca trabalhou com métodos ágeis, eu não recomendo, pois terá que estudar muito sozinho para passar na prova.

Segue abaixo alguns rascunhos do curso! 🙂

Deixe uma resposta