Como é a Certificação SAFe 4.0


Agora em maio eu tirei a certificação de Safe Agilist da Scaled Agile Academy. Diferente do CSM, a prova só tem opção em inglês e possui o dobro de questões múltipla escolha.

O pré-requisito consiste em participar de um treinamento oficial, e o preço da prova já está incluso. A prova pode ser feita pela Internet, mas existem muitas questões de interpretação e não é possível encontrar resposta pronta nos materiais. As perguntas te colocam em situações do cotidiano, e tentam checar o seu entendimento pleno a respeito de metodologias ágeis e o pensamento Lean.

Pra quem não sabe do que estou falando, o Scaled Agile Framework (SAFe) foi uma proposta criada por Dean Leffingwell com o objetivo de expandir o desenvolvimento ágil a nível organizacional nas empresas. Portanto, a gerência, os analistas de negócio, analistas de sistemas e gestores também passam a fazer parte da metodologia ágil, utilizando ferramentas e seguindo práticas que antes eram só desempenhadas por desenvolvedores, projetistas e analistas de testes. Agora, toda a organização fica integrada em uma única estrutura, é um erro pensar que no Agile, todos precisam aprender a programar.

Além de estar em constante evolução (versão 4.0), o SAFe incorpora conceitos ágeis já consolidados no mercado, quebra alguns paradigmas do Agile, permite sustentabilidade na arquitetura, e não exige meses ou anos de estudo para entendê-lo, pois todas as informações estão na Big Picture.

safe40

2 thoughts on “Como é a Certificação SAFe 4.0

  1. Oi Ana Paula, tudo bom?
    Estou interessado em realizar o treinamento/certificação utilizando este framework, você já chegou a utiliza-lo profissionalmente? Sabe como está a utilização/aceitação dele no mercado?
    Quanto a prova, sentiu dificuldades ou realizando o curso + conhecimentos de Scrum dá pra passar?

    []s

    1. Oi Vinicius tudo bem? Hoje eu trabalho na Softplan onde rodamos o Safe 3.0 e como todo framework temos desafios diários, o principal deles na minha opinião tem sido o Safe vs. Lead Time. Quanto a prova, ela possui bastante interpretação de texto em inglês, e os conhecimentos são todos voltados para o framework Safe, não para o Scrum. Mas o material da Scaled é bem completo. Espero ter ajudado!

Deixe uma resposta